

Marcelo Galuppo, filósofo, advogado, professor, escritor e palestrante, é doutor em Filosofia do Direito e professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais. Deu aula presencialmente para quase 20.000 alunos ao longo de sua carreira e publicou vários livros sobre diversos temas.
Marcelo Galuppo é doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), tendo defendido tese sobre o pensamento de Jürgen Habermas, especialista em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990). É professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito na PUC Minas desde 1994 e dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da UFMG desde 2010. É vice-presidente da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social (Internationale Vereinigung für Rechts- uns Sozialphilosophie – IVR) e foi presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI) e do Conselho Nacional de Pesquisa e de Pós-graduação em Direito (CONPEDI). É pesquisador do CNPq e deu aula presencialmente para quase 20.000 alunos ao longo de sua carreira. Orientou quase 200 trabalhos (36 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado) e publicou inúmeros trabalhos, dentre os quais 30 livros, 50 artigos em periódicos científicos e 30 capítulos de livros. Em 2024, seu livro #Um dia sem reclamar, escrito com Davi Lago, foi o 10º mais vendido da Amazon brasileira. Contribui periodicamente para colunas de jornais e revistas e é ativo nas redes sociais. Sua pesquisa destaca-se por sua interdisciplinaridade, sempre apoiada na Filosofia.

Depoimentos de alunos
Marcelo Campos Galuppo é um professor que sabe escutar, acolher e instigar, oferecendo muito mais do que uma ementa ou um plano de ensino — oferece presença, reflexão e um convite sincero à transformação pessoal. Ensinou-me a pensar e sentir, nas questões cotidianas, os verdadeiros valores da vida (a gratidão, o perdão e a amizade) e tornou-me mais autêntico comigo mesmo: “parce que c’était lui; parce que c’était moi” (Montaigne).
Rodrigo Xavier
Ser aluno do Professor Marcelo Galuppo é a experiência mais marcantes da minha trajetória acadêmica. Sua erudição impressiona, mas é a profundidade filosófica, a clareza conceitual e o compromisso com a precisão argumentativa que verdadeiramente transformam quem tem o privilégio de aprender com ele.
Mais do que um professor, ele é um mestre no sentido pleno da palavra: inspira pelo exemplo.
Gabriel Viegas
Inscreva-se
E receba meu conteúdo em primeira mão.